YOGA... by the sunset

Estava a faltar a este blog um post sobre Yoga, daí que a minha mais recente experiência serviu de pretexto para o fazer.
Experimentei esta semana uma aula de Yoga na praia. Nada melhor do que acabar um dia quente de trabalho numa bela praia a praticar Yoga ao ar livre.
Infelizmente foi uma experiência única, a repetir só nos meus passeios de fim de tarde, sozinha pelas praias do meu coração. Confesso que normalmente me fico apenas pela meditação no meu cantinho predilecto debruçado sobre o mar, onde até os mais descrentes seriam capazes de iniciar a preciosa prática da meditação. A prática de àsanas em si, tendo a evitar pois poderá causar aos mais distraídos algum espanto e requer uma abstração acerca do que se passa à nossa volta que nem sempre é fácil de alcançar quando estamos incertos de que temos alguém à espreita.
Antes que comecem a franzer o sobrolho, como muitos fazem quando se lhes fala na prática de Yoga, ou a rotularem a mesma de imediato com um inconsciente " Isso não dava pra mim! É muito parado!" deixem-me partilhar alguns pensamentos.
Não posso criticar quem rotula o Yoga sem o conhecer porque eu também já o fiz antes de me ter visto "forçada" a praticá-lo. Tudo começou há uns 3 anos atrás quando me vi desesperadamente sem saúde para poder praticar qualquer desporto ou actividade que me fizesse aquecer a pele em demasia. O gosto que tenho pelo desporto e a necessidade de aliviar o stress que me diziam estar na origem do problema levou-me a ponderar procurar uma alternativa e resolvi experimentar o Hatha Yoga. Pensava eu na altura que deveria ser uma coisa calminha e bastante parada que não me fizesse suar muito, quando após a primeira aula me senti frustrada com todas as minhas limitações, já que pensava ter uma destreza física bastante razoável. Como a frustação por estar parada era maior que as demais, umas semanas depois resolvi ultrapassá-las e voltar à carga.
Senti que começava a descobrir uma nova realidade...
Disse Maitrí Upanishad, VI:25.
"A unidade da respiração, a consciência e os sentidos, seguida pela aniquilação de todos os conceitos: isso é o Yoga."
Yoga em sânscrito siginifica União. A fusão entre o Ser e o Conhecer.
E o Yoga é sempre mais do que as palavras possam exprimir. Não é um mero conjunto de exercícios, de alongamentos e proezas acrobáticas. Não inclui a crença em nenhum poder sobrenatural, nem exige fé religiosa. Simplesmente expõe um caminho de auto-análise que se pode praticar, prescindindo de qualquer teoria, crença antiga ou moderna por parte de quem o pratica. Um caminho que nos coloca na senda do autoconhecimento.
A banalização do conceito e da prática de Yoga no Ocidente leva-nos muitas vezes a questionarmos a nossa prática e o tipo de Yoga escolhido. Será o melhor? Será o mais fiel? O mais verdadeiro?
Do fundo da minha ignorância apenas posso responder com a minha convicção: seja qual for o Yoga que pratiquemos, se o fizermos com todo o nosso ser, com plena consciência da ligação entre o nosso corpo e a nossa mente, sendo fiéis a nós mesmos e aos nossos limites, e transportando a prática para todos os momentos do nosso dia, esse é o melhor Yoga para nós!
O dos outros pouco importa, pois quando olhamos para a prática do vizinho distraímo-nos da nossa e perdemo-nos no caminho.
E eu acredito que o Yoga nos coloca no caminho da plenitude e da serenidade, mas que este tem de ser desbravado dentro de nós.
Vou parar antes que volte a ouvir a minha amiga Sissi a dizer com algum enfado que estou a ficar muito Zen.
Mas não sem antes vos deixar algo que merece reflexão, e quem sabe meditação...
Não existe caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.
Namaste



Comentários

  1. Só de olhar para foto , consigo relaxar...
    Até me apetece fechar os olhos...
    E acho que consigo sentir o cheirinho do MAR...

    Acho que a tua filosofia de vida...E EU DIGO ZEN , MAS COM UM AR ENERGETICO, É UM BOM CAMINHO...
    A FELICIDADE É O CAMINHO...
    NAMASTÉ...

    E sugiro que escrevas mais vezes...relaxas:)
    E VIVA A SERENIDADE:)

    ResponderEliminar
  2. Booooom dia Susuuuuuuuuuuu:):)
    Já escrevias alguma coisa na LUA???

    ENERGIAAAAAAAAAAA E SEM SONO:)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares