E se pudesses aumentar a tua massa cinzenta?

“Live your daily life in a way that you never lose yourself. When you are carried away with your worries, fears, cravings, anger, and desire, you run away from yourself and you lose yourself. The practice is always to go back to oneself.”

Zen Master Thich Nhat Hanh


Muito se fala hoje em dia acerca de meditação. Toda a gente tem algo a dizer. Ou que é uma maravilha, ou que é algo estranho ou então que é uma treta.
Cada vez mais se lêem artigos nas mais variadas publicações que nos sugerem a prática diária de meditação apontando todos os seus potenciais benefícios e cada vez mais surgem estudos a comprovar que a milenar prática de meditação pode realmente melhorar a nossa qualidade de vida e até produzir alterações fisiológicas no nosso organismo.
Pode não funcionar do mesmo modo para toda a gente, provavelmente porque cada um constrói a sua prática com base nos ensinamentos recebidos. O nosso sistema de crenças ou descrenças e os nossos preconceitos em relação a este assunto podem também interferir em grande medida nos resultados sentidos.
Para os mais cépticos aqui vão as mais recentes descobertas científicas acerca deste assunto.

Os investigadores referem que os participantes que meditaram cerca de 30 minutos por dia durante 8 semanas tiveram alterações mensuráveis na densidade da matéria cinzenta em partes do cérebro associadas à memória, ao autoconhecimento, empatia e stress. Estas descobertas foram publicadas na edição de 30 de Janeiro de 2011 da revista "Psychiatry Research: Neuroimaging"


As ressonâncias magnéticas efectuadas aos participantes, antes e depois da sujeição ao regime de meditação, revelaram um aumento na massa cinzenta do hipocampo, uma àrea importante para a aprendizagem e a memória. As imagens mostraram também uma redução da matéria cinzenta na amígdala, uma região ligada à ansiedade e ao stress. O grupo de controle que não praticou meditação não mostrou quaisquer alterações.

Britta Hölzel, psicóloga no Massachusetts General Hospital and Harvard Medical School e autora do estudo, referiu que os participantes praticaram "Mindfullness meditation", meditação da atenção, que consiste em focar a atenção na respiração, emoções, ou outras sensações do nosso corpo, trazendo a mente de volta para o aqui e o agora.

Mas mais importante que qualquer descoberta científica é experimentarmos por nós mesmos.
Parar. Sentar. Respirar. Ser.

"Vive o teu dia a dia de maneira a que nunca te percas. Quando te deixas levar por preocupações, medos, ânsias, raiva e desejos, foges de ti mesmo e perdes-te. A prática é sempre voltares para ti mesmo."

Comentários

  1. PARAR....
    SENTAR....
    RESPIRAR...
    SER...

    Adorei...
    Cada dia que passa , acho essencial fazermos isso.Isso prova que guardas um tempinho para o teu eu...
    Isso prova que exercitas a mentes...
    Isso prova que pudemos meditar e analisar o que nós fazemos.
    E melhor do que isso , pudemos sempre melhorar:)

    Mas a ultima frase é a cereja em cima do bolo e muitas vezes serve de lição para mim...
    Se serve:)
    Ainda bem que voltaste:)
    SUSU ÉS TOP...

    AS TELEPÁTICAS:):):)

    ResponderEliminar
  2. Susu,
    pedis-te e aqui está!

    Especialmente para ti, com aquele abraço! ;)

    ResponderEliminar
  3. E um post sobre receitas????
    Isso é que era:)

    ResponderEliminar
  4. Texto muito bonito e parece que a meditação compensa mesmo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares